Homilia Diária

Homilia Diária – Quinta (4ª Semana da Quaresma)

O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.

Meus amados irmãos e irmãs,

Escutamos hoje o discurso da revelação sobre a pessoa de Jesus que está entre a cura do enfermo e antes da multiplicação dos pães. Esse discurso como é próprio do Evangelista João tem como objetivo revelar quem é Jesus. Por isso, apresenta um testemunho que fundamenta a missão de Jesus.

Jesus conta com os seguintes testemunhos: João Batista, as obras milagrosas que o próprio Filho realiza por ordem do Pai, ou seja, os sinais, o Pai, as Sagradas Escrituras e Moisés. João Batista é precursor do Senhor e representa a transição para a nova aliança. As obras são os sete sinais, culminado com o grande sinal da cruz. O Pai significa a origem do Filho: O verbo era Deus, fez-se carne e habitou no meio de nós (Jo 1, 1.14). As Sagradas Escrituras representam a Palavra de Deus, cuja fonte e plenitude é Jesus. Moises simboliza a lei, isto é, o povo da antiga aliança.

“Ele veio para os seus e eles não o acolheram” (Jo 1,11). Os ouvintes não aceitam o testemunho dado sobre Jesus. Aceitaram João como lâmpada, mas não aceitaram a luz que ele refletia. Distorciam o testemunho das obras, acusando-o de querer ser igual a Deus (Jo 5,18). Não ouviam a voz do Pai, ou seja, desqualificava a Palavra do Pai. Não examinam bem as Escrituras por isso não conhecem o Filho. Não creem em Moisés porque se assim fizessem, acreditavam no Filho.

E, nós, meus irmãos e irmãs? Como estamos dando testemunho de Jesus Cristo?

Meditemos e anotemos em nosso caderninho de oração.

O Senhor Bom Jesus nos abençoe e nos proteja! Amém!

Pe. José Flávio Mamede

Administrador Paroquial

Mais Notícias

Rolar para cima